quarta-feira, 3 de março de 2010

Arigatô!


Eto... Ontem eu fiz o planejamento de 4 páginas do terceiro capítulo do Príncipe do Best Seller. Vou tentar caprichar mais na arte final...^^ Eu fiquei sem dinheiro e por isso estou usando canetas descartáveis, gomen! Faço o posssível com um material chulipa... Em compensação as canetas descartáveis são ótimas pra dar mais liberdade para as mãos.
Eu agradeço os elogios que recebi da capa do meu mangá. Minna arigatô! Levei uma semana pra pintar porque usei a tablet num PC intel celeron e toda vez que eu ia salvar tinha que esperar alguns minutos... Mas descobri que não é problema do processador, mas da rotação da HD que é de 1500 rpm, ao contrário do outro Pc que tenho agora, um duo core com HD de 7000 rpm. Em um dia pinto uma ilustração.^^ Os dois PCs são ótimos, mas o duo core é mil vezes melhor para pintar. Comprei o meu PC com dinheiro de desenho!! Um dos meus orgulhos na vida. Isso foi em 2008, antes eu tinha um PC usado com o pior processador já inventado na história da computação, o K6! Acho que a HD nem rodava! Graças ao bom Deus inventaram as compras por internet e assim minha vida mudou! Compro absolutamente tudo pela intenet, mesmo porque eu moro no interior e não dá pra ficar indo para São Paulo comprar material de desenho e aqui nem encontro canetas nanquin 03 nas lojas. Quem será o desgraçado que sempre chega antes de mim e leva a caneta 03!? Deve ser o mesmo que chega anes de mim na banca e leva a edição que eu queria... O jeito é ficar com as descartáveis mesmo... Bom, mas voltando a capa, eu sempre acho muito difícil fazer capa e ilustrações "gays". Sim eu sou desenhista de yaoi e BL, por isso tudo que ponho a mão fica gay, é inevitável. Por mais que eu tente fazer algo hétero, sai bicha, não adianta! O Príncipe do Best Seller não é yaoi, mas eu devia ter feito yaoi só de sacanagem, mas mesmo eu não consigo forçar casal yaoi, se um personagem nasce hétero ele continua hétero, um pouco efeminado, mas hétero... Bom, eu estou ansiosa para ver a capa impressa, é um misto de ansiedade, medo e pânico! Confesso que anda difícil dormir, até acordei cedo hoje, inacreditável já que sempre levanto ao meio dia. Ando tendo uns pesadelos recorrentes com meu mangá. Eu sei interpretar sonhos, até tenho um site sobre sonhos www.sonhoscomsignificados.com.br, e isso me deixa curiosa. Sonhei que fui atacada por gafanhotos, um deles tinha 9 metros de altura!!! OMG! Depois eu achei engraçado. Isso foi antes das pessoas saberem que meu mangá seria lançado e concluí que receberia algumas críticas. Uma tinha mesmo 9 metros e me chocou, alguém disse que era ridículo os brasileiros tentarem fazer mangá. A pessoa que escreveu isso deve ter metade da minha idade e a cabeça no formato do munitor dela... Outro, tbém jovem por sinal, se declarou homofóbico e pediu que eu não fizesse mais ilustrações "gays"... cara, vocês dois deviam dar as mãozinhas e irem ao banheiro tirar a merda da cabeça... Falaram mal da família real brasileira... Os Orleans e Bragança moram em casa alugada, até eu tô melhor que eles. Quem assistiu Troca de Família viu a situação de uma Orleans e Bragança, a coitada anda num carro velho e seus filhos estudam com bolsa. Eles perderam um príncipe recentemente no acidente do Air France. Coitados... São brasileiros como nós e passam por dificuldades também. São reconhecidos lá fora, mas por aqui as pessoas pensam que eles vivem do nosso imposto e os odeiam. Eu tive contato com o preconceito pela primeira vez quando assisti Candy Candy, como eu tinha 8 anos eu não entendia porque não gostavam da Candy. Foi quando vi que ela era pobre e os ricos se achavam melhores. Eu já fui doméstica e já trabalhei em casas onde os filhos estudavam com uniformes incríveis! Já usei roupinha de doméstica ( na época eu não sabia que era um dos trajes lolita...). É um Brasil que pouca gente conhece. Mas eram gente boa, nunca me trataram mal. Pagavam mal, mas eram gente! É... o preconceito é uma enorme barreira para arte aqui. Enquanto eu e a Shirubana não aparecemos nas TVs daqui, alguns achavam que éramos vagabundas e preguiçosas por sermos desenhistas... Depois da TV e do jornal começaram a pensar diferente. Todo mundo quer estar do lado de gente que brilha, mas só depois que elas aparecem. Eu estudei com a Renata Banhara que foi o contrário depois que apareceu na mídia... Bom, eu desenho yaoi desde 1987, se vc fizer as contas vai ver que não existia na época a palavra mangá no nosso vocabulário, muito menos yaoi. Eu juntava meu personagem bonitinho com outro e armava um romance. Era divertido! Claro que pai e mãe nem sonhavam em ver isso! Nem meus amigos. Então pedir que eu tente fazer diferente vai ser difícil. O mundo artístico é formado basicamante por gays, então se vc não gosta dessa gente, melhor nem ir no Anime Friends, porque lá é a parada gay, nerd, otaku em pessoa. Nem use o PC porque foi inventdo por Turing, uma bichona... Ulisses Perez é gay... todo mundo que faz e curte mangá é gay! OMG! Morre!
Mas a pior crítica que ouvi na vida veio da minha melhor amiga depois que ela visitou o site da BL-BR. Ela disse que estava chocada porque aquelas não éramos nós! ( as gêmeas) Ela não nos reconheceu! Disse que nosso espírito era baixo por isso fazíamos yaoi e que isso influenciaria mal as pessoas e passava nossa vida, se você faz uma arte "feia" mostra seu baixo espírito e que sua vida é ruim. Sitou dois artistas como exemplo, Van Gogh e Picasso. Disse que os quadros de Van Goh passavam beleza e uma sensação agradável, já Picasso passava uma ideía de algo muito ruim que não valia a pena nem olhar. Disse: " A arte reflete o artista". Então eu questionei: Como assim? Picasso morreu rico e Van Gogh pobre e louco!

4 comentários:

  1. Olá é a primeira vez que comento por aqui porque o post inspirou. Achei muito engraçado o gafanhoto de 9 metros! E pensar que fora daquele "mundo" lá a gente tem que enfrentar bicho muito mais feio. Já tem que se vacinar contra esse tipo de crítica aí, que não tem nenhuma consistência (técnica, científica, sei lá XD), elas vão chover porque tá assim de gente que se conforma com os enganos (mangá brasileiro é besteira, yaoi não presta e por aí vai) e acha que está sentado na razão. Todo mundo tem direito de ter sua opinião, mas se colar uma etiqueta de ser humano racional na camiseta, tem que arcar com as consequencias: "aturar" mangá brasileiro, reconhecer o Yaoi e segurar impulsos homofóbicos.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Estela, aos pouquinhos eu estou sendo imunizada desse tipo de opinião/ignorância...^^ Eu fiquei triste por mim e pelos meus colegas que também estão tentando publicar,são pessoas que não são descentes. Mas todos nós temos direito de fazer mangá, mesmo não sendo japoneses nem estando lá no Japão. Né mesmo? E criticar a minha arte é uma coisa, mas falar mal da família dos outros é o OHHH! Eu tbém tenho o direito de usar a palavra Best Seller, pois está incorporada no nosso vocabulário já! Ninguém fala que fulano é "melhor seleção"... usa-se a palavra Best Seller como em qualquer lugar do mundo. E é engraçado porque meu mangá gira em torno da crítica e acabei tendo umas idéias novas para as próximas edições.hehehe Nem tudo está perdido...

    ResponderExcluir
  3. KKK, pois é manninha, bola pra frente porque tem ,MUITA gente que adora mangá e dá muito valor à arte. São jovens mais evoluidos e integrados no século XXI.Histórias onde personagens gays protagonizam uma trama também podem ser muito boas e por isso MILHARES de pessoas gostam. Não existe lei que proíba o artista de criar personagens diversos.
    Nós não temos que dizer dane-se os japas, isso é cuspir no prato que comeu! Isso também é outro preconceito só que de etinias.
    Agora volta a desenhar!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Queria comprar os outros mangás...vocês não estão vendendo mais?
    Só tenho o Vitral e o P.S. nº1.... :(

    ResponderExcluir