sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Tutorial - como scanear seu mangá

Oi gente! Fiz mais um tutorial, é bem simples, mas tem muita gente que ainda não sabe exatamente como fazer para escanear seu mangá com qualidade. Siga as etapas:

1- Abra o Photoshop CS3 ou CS4 - mas antes veja se o scanner está conectado e ligado;

2- Vá em Arquivo/File - Importar/Import - selecione o scanner, como na figura abaixo;
3 - uma janela vai se abrir, então selecione "Texto ou imagem em preto e branco(1)". Isso mesmo, a imagem ficará em PB, assim você não precisará ficar limpando o lápis que é o que acontece quando você escanneia em escala de cinza. Verifique se em "ajuste de qualidade da imagem" está marcando 300 dpi. Não mexa em mais nada, deixe padrão. Em seguida aperte Visualizar(2) e o scanner mostrará uma imagem nada boa de seu desenho, não se assuste, é assim mesmo.^^ Em seguida ajuste a área(3) e aperte Digitalizar (4) que será escaneada. veja figura abaixo:

3 - Feito isso, sua imagem abrirá em BITMAP. Clique em MODO - IMAGE - GRAYSCALE. Pronto agora você poderá salvar sua imagem. Use as ferramentas do programa para fazer alguma limpeza necessária. Veja a figura:


4- Se você escanear uma folha A3 em duas partes ou mais, dependendo do desenho, proceda da mesma maneira. Em seguida vá em FILE - NEW e escolha Internacional Paper - A3 e com a ferramenta MOVE TOOL (v) arraste do arquivo que vc escaneou para esta página nova em A3. Vá em EDIT - TRANSFORME e gire no sentido que precisar. Salve em PSD usando o nome de PG01. Arraste as duas partes da sua página e use as camadas/layers para ajustar o desenho. Note que cada parte fica num layer separado. Existe nos layers uma caixa chama FILL que mostra 100%, diminua essa porcentagem que vc verá a página do layer de baixo. Isso facilita encaixar uma página na outra.

5 - Depois que estiver certinho, deixe o FILL em 100% novamente e clique em CONTROL+E que as partes vão se juntar, renomeie o layer como DESENHO clicando duas vezes sobre a palavra Layer 1. Pronto, salve clicando CONTROL+S.

6 - Agora vc está apto a começar as retículas! Acima da camada/layer DESENHO crie um GRUPO chamado Retículas, escolha uma cor para esse grupo. Assim vc fará um trabalho super organizado. Dentro desse grupo vc poderá criar quantas camadas quiser para as retículas. Vc pode criar o GRUPO para Diálogos e o GRUPO para as linhas dos quadrinhos. Escolha uma cor diferente para cada grupo. Caso seu layer fique fora do grupo, basta arrastá-lo para dentro do grupo com o mouse ou canetinha.



Fica super organizado! Pronto!^^

Agora vá para o tutorial de como colocar as retículas! Ou então vá no tutorial da Shirubana e aprenda como mudar a cor do contorno do seu desenho.

23 comentários:

  1. relamente muito util esse tutorial ^^ e amei o layout, ficou muito kawaii

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Tamiresu!! Volte sempre!!

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado!!!!! =3
    Tava precisando!!!!!
    Agora só falta eu achar onde scaneiar! kkkk (num tenho impressora! T_T)

    ResponderExcluir
  4. Hey, adorei seu blog moça; Muito fofo! Seus desenhos também são uma graça.

    Estava lendo esse seu post, tenho uma dúvida, você sabe usar o PSCS5? É a única versão que eu tenho. Você sabe como eu separo a parte branca das linhas? Isto é, fazer uma camada só com o desenho? Quando eu tinha o CS2 eu conseguia isso só com o shift+ctrl N e aplicação de máscara, mas o CS5 NÃO FUNFAA.... TTATT Se puder me ajudar serei eternamente grata.
    K.Aki

    ResponderExcluir
  5. Oi K.aki, obrigada pelo elogio!^^
    Eu uso apenas o CS3, mas se vc deixar a imagem em grayscale e ir em Select/loadselection, clique OK e depois DEL. Ficará apenas o contorno do desenho pra vc poder brincar.^^
    Outra dica é: transforme então em CMYK, clique duas vezes na camada/layer, vá em stroke, selecione uma cor e INSIDE, aumente o contorno até ficar bom. Vc poderá mudar a cor do contorno como desejar! Pra pintar é só criar camadas abaixo do layer do contorno. ^^ Acesse o blog da Shirubana que ela tem um tutorial de como mudar o contorno do desenho:
    www.shirubanagallery.blogspot.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. OAO MUITO... OBRIGADA.


    *se curva diante da mestra*

    >_< sério, ajudou bastante! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Mt bom seu blog,eu estava precisando de dicas de um desenhsita msm, eu estou começando agora tb, mas tenho criado e aperfeiçoado uma historia desde os 12 anos(tenho 18 agora), eu ainda tenho alguma duvidas como : como eu vou aplicar a reticula sendo q eu nao sei o tamanho final q a editora vai querer?(porque se mudar de tamanha a reticula muda tb), depois q eu fiz a margem, quem vai retira-la, eu ou a editora? e sobre scannear, custa mais ou menos 1 real pra cada folha, como vc faz? vc tem um scanner A3 proprio? e so mais uma perguntinha, sobre direitos autorais, como vc cuidou disso? a editora viu primeiro, ou vc registrou antes de mandar pra eles? pq tenho medo de q me roubem...
    desculpa ter sido chato com essas perguntas, mas vc eh a unica pessoa q eu vi que pode me ajudar nisso.
    mt obrigado desde ja.
    Ahh... meu nome eh Max! vou deixar um contato aqui por precaução!hehe
    @soudemax - twitter

    ResponderExcluir
  8. Realmente Max, sua questão sobre retícula é muito importante. Elas realmente vão diminuir quando vc for diagramar no tamanho pedido pela editora. Por isso, quando fizer o teste para a diagramação, imprima a página pra ver qual retícula "estourou". Se ela virou um xadrez, significa que tem que ser trocada por uma padrão maior. Existem retículas em patterns que tem um tamanho bom e muitas podem ser dimensionadas. Por isso, prefira retículas em resolução alta. Nós mesmas estamos ainda fazendo testes pra melhorar retículas nos nossos mangás. Mas geralmente, elas dão certo, apenas os padrões muito pequenos que acabam sendo alterados.
    Quanto a margem, elas não pode ser desenhada, ela é só uma medida pra vc saber onde vai ser cortado na gráfica. O desenho pode passar a margem, mas coisas importantes não podem ficar coladas na borda da página que fatalmente será cortada. Na hora de diagramar, acrecente 15mm a mais sobre a medida estipulada pela editora, por exemplo, meu mangá mede 13,5 X 20,5 cm. A diagramação é feita em 14,5X 21,5cm. Sacou? O que tá fora do 13,5 será cortado. Mas no primeiro volume infelizmente não deu pra deixar perfeito, mas no volume dois eu já arrumei isso aumentando a margem de sangria.
    Ah, sim, meu estúdio tem todos os equipamentos necessários, pois se eu fosse pagar sairia mais caro que ter os aparelhos. Tenho um sacnner A4, escaneio em duas partes e junto depois. Tenho 2 PCs, uma impressora e duas tablets, mais internet.^^
    Sobre direitos autorais, vc pode registrar a obra antes de enviar para editora, o registro é feito pela Biblioteca nacional. Registra como história em quadrinho que é mais barato que registrar cada personagem. É mais fácil vc ser roubado colocando na internet do que enviando pras editoras. Só não envie originais porque eles não devolvem. Vc pode também registrar como obra publicada depois que sair. Na hora de assinar um contrato preste atenção e só assine se tiver de acordo com todos os termos, pra não se sentir prejudicado depois. Muita gente diz que foi roubado mas assinou um contrato autorizando a editora a publicar sem o nome dele e sem ganhar nada. Depois reclama, aí não tem como processar! Por isso, cuidado na hora de negociar, não na hora de enviar pra editora.
    Espero ter ajudado.
    beijosss

    ResponderExcluir
  9. Max denovo:
    ajudou mt sim!! vlw msm!!

    ResponderExcluir
  10. tem como a gente scanear e depois a gente scanear.

    ResponderExcluir
  11. Olá Soni, tenho acompanhado seu blog há algum tempo, parabéns tá muito legal. Eu desenho há bastante tempo, mas não sou profissional, recentemente comprei uma multifuncional da HP Photosmart D110, o scanner é bom, mas quando imprimo alguns tipos de retículas estouram mesmo sem reduzir, reduzindo então, ficam pior ainda, a impressão é de 600dpi, eu costumo scanear meus desenhos a 600dpi e as retículas eu criei no photoshop mas não sei se ficaram boas. Será q tem como imprimir com boa qualidade nessa multifuncional? Vc cria suas retículas em que resolução? Tô passando muita raiva por causa disso, dá vontade de deixar essas retículas de lado, rsrs. Se puder me ajudar agradeço, se tiver como enviar-me algumas retículas meu e-mail é robertoferreiradeoliveira@hotmail.com, add aí. Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  12. Oi Oliveira. Obrigada pela visita!

    Eu acredito que seu problema são as retículas, baixe-as aqui:

    http://psychobob.xepher.net/screentonez/

    Nesse site tem quase tudo. Incluindo um deviant que tem muita coisa legal.
    Use essas retículas e vê se melhora, mas caso continue, experimente reduzir de 600dpi na impressão pra 300dpi, tem máquina que não suporta tanto dpi. As HPs sempre deixam a desejar...
    E vá numa gráfica rápida e faça um teste com uma a laser. Mas vc pode trabalhar melhor com 300dpi.

    ResponderExcluir
  13. Olá, primeiramente obrigado pela atenção. Baixei algumas retículas do site que vc passou, porém algumas não estão muito boas não, parecem q estão borradas mesmo antes de imprimir, e quando dou o zoom no photoshop elas são pontos bem cinzas ao invés de pontos pretos. Retículas são pontos pretos, cinzas ou variam? Depois q baixei eu copiei e colei uma por uma no photoshop e as defini como padrão. Ficou legal só tenho essa dúvida quanto as retículas serem cinzas. Vou começar a scanear os desenhos a 300dpi, se após a aplicação das retículas a impressão não ficar boa, eu vou fazer um teste em uma gráfica. Obrigado novamente.

    ResponderExcluir
  14. De nada!!^^ Espero ter ajudado!
    Muitas são cinzas mesmo, que são as que eu uso no meu shoujo. Aliás, elas são padrões que dão a sensação de cinza.^^É pra isso que servem, pois pra fazer um mangá preto e branco não precisa de retícula.
    Não sei se vc viu meu mangá, tanto as pretas quanto as cinzas dão o mesmo efeito na impressão que foi feita na gráfica. Não dá pra diferenciar na verdade.
    Aproveite pra dar uma olhada nos mangás originais do Japão ( não os mangás das bancas daqui), mas os originais mesmo pra ver como ficam as retículas em mangás parecidos com o seu. Observe como usam os padrões de cinza.

    ResponderExcluir
  15. Olá, é porque eu tenho alguns mangás, (Berserk, One Piece, Dragon Ball, Saint Seiya, Lobo Solitário, Angel Sanctuary e Peach Girl), neles as retículas dão a sensação de cinza, mas se olharmos com uma lupa, percebemos que são pontinhos pretos super pequenos, que olhando normal dão a sensação de serem cinzas, mas os originais japoneses são diferentes? Em qual site consigo baixar ou ler originais japoneses? E como consigo seu mangá, tem como baixar ou só comprando? Obrigado, abraços...

    ResponderExcluir
  16. Bom, Oliveira, a impressão no Brasil parece xeróx, então vc tem que comprar os mangás originais em lojas de importação, como a Fonomag da Liberdade ou lojas na internet como a http://www.koneko.com.br/
    Se vc ler um scan não vai conseguir ver as retículas em alta qualidade tbém.
    E algumas retículas são pontinhos cinza mesmo.^^ Mas vc não é obrigado a usar se não curtiu a retícula e acha que ela não combina com seu trabalho. Afinal, a retícula acompanha o clima, o sentimento e a ação que estamos querendo passar. Não se coloca retícula de florzinha numa cena tensa por exemplo... Ela não serve só pra preencher buraco branco.Elas servem tbém pra dar textura em roupas, tonalidade em cabelos, olhos, etc...^^

    ResponderExcluir
  17. Que bom que deu certo! ^^ Eu que agradeço, pois vou falar disso no tutorial de retículas. Afinal, é uma curiosidade interessante sobre elas.

    beijosss

    ResponderExcluir
  18. será que dá para usar outros tipos de photoshop? como o meu que é Adobe Photoshop 7.0?

    ResponderExcluir
  19. Oi Yaya! Todos os programas de edição de imagem que tenham o "importar via scanner" pode ser usado, incluindo todas as versões do PS e Corel.^^

    ResponderExcluir
  20. Oi bem . Posso escanear em 600dpi.. Existe alguma desvantagem ? As editoras aceitam numa boa tb? Comprei um kit de penas com vcs ontem ... Mal posso esperar pra que cheguem ..bjos lu

    ResponderExcluir
  21. Vc pode sim escanear em 600 dpi se sua máquina aguentar mexer com imagem muito grande.^^ As editoras pedem em 300 dpi, então vc vai ter que redimensionar de qualquer forma. Amanhã já enviaremos seu Kit de penas.^^ Espero que goste deste material importado do Japão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida soni. Recebi o kit no prazo previsto . Fiquei muito satisfeito com a qualidade do material (o suporte de penas eh lindo demais ) ja estou usando e o traço fica muito bom. Recomendo a todos o serviço de vocês .. Domo arigato gosaimasu..

      Excluir
    2. Ah que legal! Fico feliz que tenha gostado! Depois me mostre seus desenhos feitos com as penas! Eu que agradeço! beijosss

      Excluir