quarta-feira, 30 de maio de 2012

Tutorial - como fazer balões usando o Photoshop CS3

Outro dia me perguntaram como faço os balões no meu mangá. Bom, eu faço como os japoneses, desenho à mão. Porém, criei um jeito de fazê-los usando o Photoshop pra ajudar quem artefinaliza direto no PC. Vamos lá:

1 - Abra sua página no Photoshop, crie uma nova camada sobre o backgroud DESENHO e selecione a Ferramenta Letreiro Elíptico na barra esquerda como mostra a figura abaixo:

2 - Usando a ferramente Letreiro Elíptico faça seu balão na camada 1 como abaixo;
3 - Em seguida pinte de branco o balão usando o baldinho, depois clique 2 vezes sobre a camada 1 para abrir a janela Estilo de Camada (ou clique em FX abaixo das Camada), selecione Traçado, mude a cor do traçado para preto e escolha um tamanho de traçado que seja adequado para seu balão:
 4 - Agora, usando a ferramenta Laço Poligonal faça o "bico" do balão na direção que quiser e pinte de branco usando o pincel. Note que o traçado acompanhará sua pintura formando o bico do balão:


 5 - Vá em Camada na barra de ferramentas superior e selecione Objetos inteligentes- Convert to Smart Object, depois volte para Objetos inteligentes - Rasterize para transformar a camada 1 em figura e poder mexer no balão;

6 - Caso queria cortar o balão, vá em camadas e selecione Multiplicação/Multiply para saber onde cortar e também poder ver o contorno do quadrinho:

7 - Apague usando o Del ou a borracha e pronto, está feito seu balão!


Se quiser deixá-lo em outro formato ou tamanho use Control+T ou vá em editar/transformação e use os recursos que precisar como Distorcer, Perpectiva ou Deformar. ^^ Mas lembre-se, toda vez que mexer na figura ela vai perdendo a nitidez, por isso faça os balões já do tamanho mais adequado.
Abaixo uma amostra de como ficaram os balões que fiz no meu mangá O Príncipe do Best Seller volume 3:

DICAS EXTRAS: Antes de fazer os balões no PC lembre-se de dar um espaço a eles no quadrinho. Planeje onde ficarão para não cometer o erro de cobrir cenário, rosto, ou algo importante. Os balões não podem cobrir tudo e muito menos ficarem exprimidos. Escreva o texto à lápis no NAME ( rascunho/layout) pra não ter problema de falta de espaço para o texto. Outra dica importante; escreva pouco nos balões, jamais sobrecarregue o balão com o texto. Ele fica ruim de ler e fica feio. Por fim, toda vez que mudar de assunto procure usar outro balão para o leitor não se perder no assunto. Afinal, não adianta o roteiro ser bom e ter bons diálogos se ele não é bem distribuído nos quadrinhos. Use sempre fonte profissional pra quadrinho que é a A.C.M.E secret agent ( pode ser baixado em qualquer site de fontes grátis.)e cuidado com o espaçamento também, se juntar muito as letras e frases elas se confundem, use os recursos da caixa de texto no Photoshop para ajustar tamanho, espaçamento etc.
É isso.^^

6 comentários:

  1. Olá Soni, muito bom o tutorial, é bem simples de se fazer. Obrigado . . .

    Sucesso pra vc

    Beijos . . .

    ResponderExcluir
  2. Oi Oliveira! Obrigada! Espero que agora vc consiga fazer os balões no pc.^^
    beijosss

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. soni você pode me dar umas dicas sobre medidas, estou tendo problemas para criar meu mangá, eu não acho folha A3, só tem A4 por onde moro, Eu estou precisando fazer uma pagina de dupla folha, e não sei nada sobre as medidas, se possível me ajudar, de qualquer forma obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Poh muito bom! Estava procurando um toturial assim, agora posso continuar meu fanzine.vlw!!!

    ResponderExcluir
  6. Poh muito bom! Estava procurando um toturial assim, agora posso continuar meu fanzine.vlw!!!

    ResponderExcluir