terça-feira, 12 de agosto de 2014

Segredos do Destino- Review!

Olá, queridos amigos, colegas e leitores. Mais um dia no Futago Estúdio! Estamos aqui desenhando e desenhando infinitamente... rsrs Hoje, eu recebi a notícia de que um colega lançou seu e-book no Amazon. Comprei e li. Chama-se Segredos do Destino, de Henrique José. Ele escreveu e desenhou esse soft BL. Eu já havia lido o primeiro capítulo no blog dele em 2011, eu acho. O volume 1 tem 88 páginas. Vou fazer um pequeno review. Eu sei que tem gente que vai ficar se perguntando por que eu tô fazendo um monte de review ao invés de estar falando do meu próprio mangá que será lançado pela HQM?...Mas eu sempre leio o trabalho dos colegas e quero compartilhar o que achei. Só isso, em breve postarei novidades do meu trabalho.^^ 
Pra começar, posso dizer que Segredos do Destino ficou interessante. O roteiro segue sem problemas. Yuuki é o personagem principal e típico garoto que cai de balão no meio de gente com poderes e tem que decifrar todo um mistério que o cerca. E seu sentimento por Kazuki também é algo que pega Yuuki de surpresa. Achei a conversa entre Yuuki e Kazuki longa demais depois do desmaio. Não dá pra saber onde se passa a história, pois os personagens, apesar dos nomes asiáticos, agem como brasileiros. Mas se for Japão, falta toda a cultura, então, acredito que não seja. 
Segredos do Destino-capa do volume 1

Kaori - uma das vilãs.

Eu gostei da Kaori.^^ É do pior tipo de vilã, aquela que finge ser amiga... ( Não é spoiler porque ela não se esconde para o leitor, apenas para os personagens ). A grande vilã me lembrou a Usurpadora. Mas ficou muito bonita. No mais, é isso. Henrique é jovem, esforçado, sabe que tem que melhorar na anatomia, artefinal e pintura, e se continuar na disciplina, pode ser profissional um dia! Eu sei que nós autores odiamos que digam que precisamos melhorar porque a gente SABE disso.^^ 
A trama é interessante, me pareceu ter mais por trás das famílias com poderes e eu curto isso. Nem todo mundo trabalha o pano de fundo bem, então, ponto para o autor. Tem várias ilustrações coloridas e isso foi um lance legal, já que revistas dificilmente teriam páginas coloridas quando impressas. 
Dica da sensei Soni: Todo autor de BL sabe que para um BL ficar realmente bom e atraente,  é preciso dominar totalmente a anatomia do mangá, e nesse ponto, Henrique precisa melhorar. Principalmente no perfil dos personagens e movimento de cabelos. Mas Gambare! As poses ainda estão endurecidas. E o recurso de "corre", "para", "abre", "fecha", "levanta", "pega", etc, é usado em demasia, sendo que podia usar as onomatopeias de sons de passos e objetos na maioria dos casos. Como o leitor já entendeu que os personagens já estão na ação, não é necessário dizer "corre". Pode acontecer de dar a impressão de que alguém está gritando uma ordem. Pra sentimento até é legal, mas em demasia também não é usual, nem em mangás japoneses. O personagem está com medo e a gente escreve "medo". Isso ajuda o leitor a entender o sentimento dos personagens já que é impossível passar os sentimentos somente com a cara do desenho. E isso, as vezes, é recurso de comédia e descontração. Tem que ser bem dosado. 

Nessa página, os dois últimos quadros não precisavam de linha de ação. Um plano geral, que mostrasse os dois e sua distância na rua, ajudaria a entender melhor o que aconteceu. Não dá pra entender que Kazuki alcançou Kaori nessa cena. São esses pequenos detalhes que podem ser melhorados na ação. Trabalhar a expressão dos personagens também é importante na hora do drama. Senti muita falta de um bom chibi. Aquele em que o autor distorce mesmo a cara do personagem quando ele está desconcertado vendo ou outro sem camisa. O personagem Yuuki é tímido, sem esse recurso ele fica tímido demais e a cena fica sem emoção. Segue um exemplo de como poderia ficar pra mostrar o embaraço da situação:

Por esses e outros motivos, talvez digam que lançar o e-book possa ter sido um tanto prematuro para Henrique, mas gosto quando um autor dá valor ao próprio trabalho e se arrisca. Como todo jovem autor e eu já fui jovem como ele...rsrsr a gente quer mostrar logo o trabalho e ter resultados bem rápidos na vida artística. E os resultados financeiros também, por isso a busca dos mecanismos de venda como o Amazon, Clube do autor e etc. Eu fico feliz que esses recursos existam hoje em dia porque assim, podemos ter feedback e testar o próprio potencial mais cedo. O público do Bl existe e espero que Henrique conquiste seu lugar entre as fujoshis e os fundashis. O Segredo do Destino tem história e a simpatia dos personagens pode fluir com o público. Desejo boa sorte e sucesso. 
Infelizmente o e-book é um produto que os brasileiros ainda não consomem muito. As pessoas ainda preferem as revistas físicas e resistem aos e-books. Eles ficam numa biblioteca e não conseguimos baixar o material realmente. Não dá pra salvar no PC e isso me incomoda um pouco. Tem que comprar o programa pra que ele fique no computador, pelo menos foi isso que eu entendi.^^ Perdão, não sou da geração que entende tudo de prima... Mas já comprei vários e-books na vida e a maior vantagem é que recebemos imediatamente depois que compramos. Isso é uma vantagem perto das revistas que compramos online. Principalmente quando autores não enviam a revista... e dão um belo calote nos leitores que eu chamaria de roubo, né Caíque da Conequim? Por isso, sou mais esses autores que são humildes e não tentam dar um passo maior que a perna...e depois somem como se o que eles fizeram fosse nada, como uma nota baixa no boletim de escola deles. Mas no mundo adulto é roubo e isso prejudica as pessoas, não só financeiramente. Mas não é caso do Henrique. Gomen pelo desabafo. ^^ 
Mas apoiem o Segredo do Destino se gostarem! Com apoio vamos longe e os artistas de agora serão os grandes autores de amanhã. É isso! Beijos a todos! 

2 comentários:

  1. Soni tem algu problema se eu fizer meu mangá com onomatopeias japonesas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não, muitos fazem já.^^ Só tem que fazer direitinho, saber escrever os caracteres.

      Excluir