domingo, 18 de janeiro de 2015

Brasil, ame ou odeie!

Ontem um amigo meu me perguntou se eu gostava do Brasil. Em meio às nossas conversas sobre mangá pelo Face, conversamos sobre política, leis e cultura. Ele é muito jovem, mas tem uma consciência política muito boa, coisa que eu, na idade dele, estava nem aí. Eu estava mais preocupada em colecionar discos. rsrs E pra mim, toda aquela coisa de Color e inflação eram assuntos nada a ver pra mim. Brasil? Brasil era apenas o país onde nasci, eu não comparava Brasil com nenhum país e detestava quando a professora de História, a lendária e saudosa Dona Mirtes, tecia elogios aos EUA e descia o verbo no meu país. Ela elogiava tanto os americanos que toda a sala ficava sem graça e querendo que ela fosse para lá o mais rápido possível. Nós a chamávamos de O Grande Dragão Branco de Olhos Azuis, por ela ser imensamente gorda, de olhos azuis e idosa já, mas não era por causa do Yugi Oh não. rsrs
Porém, com o tempo comecei a ver o que ela via. Não só os americanos eram melhores, mais espertos e mais ricos que nós, mas  quase o mundo todo!! As únicas coisas boas nossas eram a comida, a música ( que não era muito fã) , futebol, nossa alegria boba reconhecida no mundo e o fato de não estarmos no continente africano. Ver o Brasil pelo prisma do Dragão Branco não me agradou em nada. Nós não somos tão civilizados quanto devíamos ser, nem honestos como os noruegueses, muito menos educados. Nossos políticos são...brasileiros!! Eles são como qualquer um de nós, capazes de passar a perna nos outros, fazer de tudo pra se dar bem e mentir, mentir e mentir. Os "bons" nada mais são do que vaidosos, fazem o bem pra aparecer e ter votos.
Quando eu estudava, o Brasil aparecia nos livros como terceiro mundo... Os EUA, lógico, eram os primeiros, junto com outros paizinhos pequeninos no globo. Eu me perguntava, por que o Brasil tem essa telefonia enquanto no Japão, os celulares já tiravam fotos, tinham e-mail, já pagavam contas e faziam vídeos? Levou décadas pra chegar aqui. Por que sempre estivemos anos luz dos outros? Quando vi as publicações do Japão e dos americanos pelo preço que tinham e as nossas miseráveis  e caras publicações eu fiquei perplexa...Nem preciso falar das Leis, né? Você já sabe como é aqui e como é lá fora.
Resumindo, a grama do vizinho é sempre mais verde... Porém, eu tive que reaprender a amar o meu país. Primeiro eu aceitei ele como ele é. Depois pensei em como fazer a minha parte pra ajudar na transformação para algo melhor. Antes de odiarmos as atitudes dos brasileiros, pensemos em nós mesmos e em nossas atitudes.
Uma vez uma TV da Inglaterra fez um documentário sobre nós que chocou a todos! Foi até meio proibido de ser exibido. Por quê? Porque mostrava que 80% da nossa população era analfabeta, entre outras "verdades". Eu assisti esse vídeo, deve ter no Youtube agora. Falava da TV Globo, etc, etc. Não temos saneamento básico, mas temos uma super emissora, de alta tecnologia. Ou seja, o Brasil é pão e circo. Segundo dados, nós emporcalhamos o Orkut e o Facebook com muita bobagem! rsrs Tudo pra gente é brincadeira e agressão verbal.
Mas você pode pensar, eu não sou assim. Hum.. Tem certeza? Pense melhor por um instante. Quantas vezes você discutiu tentando ganhar a discussão mesmo sem saber do que estava falando, sem nem sequer dar uma olhadinha no google pra ter certeza do que falava? Você entende de religião, da Bíblia, de política, de Leis, de sociedade, arte, ou está puxando pela memória coisas que ouviu por aí? Muita gente não tem nenhum embasamento.
Será que você não tá usando a ciclo via pra caminhar ao invés da calçada? Você respeita  mesmo as Leis de trânsito? As faixas, as placas, os pedestres? Ou espera pra andar na velocidade certa só depois que instalam o maldito radar pra te pegar? Você terminou a escola? Se esforçou nas notas pra colocar o Brasil num lugar melhor em notas no mundo?
Será mesmo só culpa do Governo termos um país de analfabetos e pobres? Se você colocar a culpa apenas no ensino, você está tirando seu corpo fora, porque estudar depende do aluno também. Eu lembro que tirava 10 em inglês porque estudava por conta própria, se eu dependesse das aulas, certamente eu não saberia até hoje! 
Temos hospitais públicos, mas quando a gente realmente precisa dele, não funciona. Não é de graça, a gente paga impostos pra ter isso. Por que ter se é meia-boca? É de fachada. Quando eu tive dengue presenciei as pessoas do postinho bolando um esquema contra o meu médico para esconder a estatística verdadeira da doença pra não terem "problemas" com o governo. Resultado, fiquei sem o exame... Mas a culpa da dengue é de quem? De quem? Nossa mesmo! rsrs Eu conheço gente que nem acredita que o inseto seja o transmissor... Saio de casa e topo com pneus, garrafas, sacos plásticos e outros lixos acumulando água em toda parte! Talvez seja até providencial a seca deste ano...
Bom, mas falando do mercado de quadrinhos, onde estou no momento... Posso dizer que esse micro cosmo representa todo o caos que existe em todas as áreas aqui no Brasil e podem fazer qualquer um odiar ter nascido aqui. Tudo é um caos, desde a produção, distribuição e vendas. 
Não, vc não vai ficar rico com quadrinhos... Não, vc não vai ganhar bem por página, nem vai ganhar as vezes. Não, seu trabalho não irá para todas as bancas do país...Não, vc não ganhará prêmios com real significado e dinheiro...( Aqui os awards grandes nem tem prêmio, vc ganha a publicação ou um troféu, é como trabalhar por comida.) Não, vc não terá tiragem maior do que dos japas que saem aqui... será apenas 1% disso... Não, vc nunca será reconhecido como brasileiro porque vc faz mangá...não retrata a nossa gente...Não, vc não mudará o mercado com uma história boa... O que nos resta então? Fé e persistência! Pro seu bem psicológico e mental, aceite a situação. Mas a boa notícia é que já estivemos pior! Se fôssemos japoneses eu diria que em dez anos teríamos um mercado, mas não...porque eu conheço meu país e o povo... Se continuarmos com o orgulho idiota de que não precisamos aprender nada, não precisamos seguir as técnicas do mangá, nem estudar roteiro, que basta ser intuitivo que está ótimo! Será sempre assim do jeito que está. Porque existe uma diferença entre ser autodidata e achar que sabe tudo. 
Estamos num país onde se precisa usar o pensamento lateral sempre. Não temos como usar os meios convencionais, porque as vezes eles são caros demais. Por exemplo, vc quer colocar retículas em seu mangá, mas elas além de serem importadas, são caras e raras. Então, como fazer? No meu caso, eu tive que optar pelas retículas digitais, não tão boas, mas que quebram o galho. Porém, tem gente que não vai fazer isso porque isso significa aprender a usar o programa de computador. E pensar já não é a praia da pessoa...Mas é isso. O Brasil pode ser visto pelos dois lados, o bom e o ruim como qualquer outro país do mundo, mas o que faz o Brasil, somos nós, cada um de nós é responsável pelo caos ou pela ordem. Ficar reclamando sentado em cima do rabinho não ajuda em nada.

3 comentários:

  1. Isso e verdade nos escolhemos nossos presidente(eu acho) mas nos nao o pressionamos para fazer o seu trabalho como falam cada povo tem o governo que merece mas isso vale para o país botar culpa no governo e idiota pq quem faz o governo quem tem o poder e o povo ,eu vi uma cena do Rocky Balboa que afinal e o ultimo filme que gostei bastante que ele fala para o filho dele botar a culpa dos seus fracassos e dos seus erros em outras pessoas ou coisas e coisa de fracassado antes de falar mal do governo devemos pensar "eu faco minha parte" mas tem aquele discurso nao adiante eu fazer minha parte se ninguem faz ae de novo vc esta botando a culpa nos outros , como os meus pais me falaram se todo mundo pular de um predio vc vai pular tambem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Caio. " nos escolhemos nossos presidente(eu acho)" Isso ficou engraçado! rsrsrs A gente pode tentar ser uma pessoa de primeiro mundo. Se cada um fizer sua parte, o Brasil começa a mudança por nós e isso vai chegar no Governo um dia.

      Excluir
    2. um dia chega mas estamos avançando estamos discutindo sobre politica uma coisa que eu nunca imaginei que isso iria acontecer no Brasil, so que ainda falta um longo caminho pq a 2 grandes grupos de pessoas, aqueles que acham a atual presidente perfeita e o outro que o candidato da oposição e perfeito,então parece mais discussão de time de futebol do que politica mas eu acho que estamos no caminho certo para termos de fato um país de verdade assim como o mercado nacional de mangas mas assim como os 2 temos um longo caminho a percorrer

      Excluir